Capa
Série I / Anno 3 / Número 1
1907
Descarregar revista
É um facto infelizmente notorio a separação da nossa patria de todo o trabalho realizado pela Europa desde o século XVII, para conhecer, applicando o methodo experimental, as condições em que se realizam os processos da Natureza; e, perante o prolongamento da separação, ha logar a crêr-se na incapacidade dos hespanhoes em se submetterem á severa disciplina da vida do laboratório. Não só o povo, mas também as classes directoras, dizem e sustentam, como verdade axiomatica, que o esplendor do nosso ceu e a viveza da nossa imaginação impossibilitam o recolhimento e o trabalho paciente e methodico, requeridos para que a investigação experimental seja fructifera.
6ª SÉRIE - Influencia da temperatura durante a digestão Estabeleceram-se simultaneamente 4 séries d''ensaios, cada uma de 3 balões, empregando-se em cada ensaio 20 c3 de azeite com 0,4 de acidez e 4 gr. de noz de kola. A primeira série ficou na meza do laboratorio a uma temperatura que oscillava entre 16 e 25°, com uma média que não excedia sensivelmente 20°. As tres outras séries conservavam-se em therinosxatos ás temperaturas de 30°, 40° e 50°. Por causa das mudanças muito fortes na pressão do gaz em Lisboa que não podiam ser vencidas por falta d''um regulador de pressão, os thermoreguladores funccionavam apenas mediocremente, de fôrma que as temperaturas oscillavam respectivamente entre 29° a 32°, 38° a 42° e 48° a 51°. Vascolejavam-se os frascos apenas uma vez por dia.
E bem conhecido de todos os leitores portuguezes que a producção do antimonio é pouco importante, devido á falta de capitaes nacionaes. Os compradores do estrangeiro, especialmente as grandes casas de productos chimicos da Allemanha, recebem actualmente algum mineral da Austria. Uma particularidade da industria do antimonio é que, nos últimos 30 ou 40 annos, a producção geral procedia de tres ou quatro paizes, que successivamente teem produzido quasi toda a quantidade. Ha annos Portugal também forneceu uma boa parte do metal; os «Straits Settlements» da Asia forneceram-n''o só n''um outro periodo; e nos últimos" annos até 1904 a Chinatem produzido o máximo. Mas agora já ha uma importante diminuição, porque algumas das minas chinezas do antimonio estão esgotadas. No occidente dos Estados Unidos da America do Norte, e bem assim nas Ilhas Philippinas, ha antimonio, mas até hoje pouco explorado, por causa do frete elevado.

Chimica geral: Nuevos estúdios acerca de la fosforescência de algunos sulfuros metallicos; Investigaciones acerca de la fosfurescencia dei sulfuro de bário; Câmbios de color dei sulfuro de bário por la accion de la luz.; El sulfuro de cálcio fosforescente; El sulfuro de estroncio fosforescente; Mezclas fosforescentes; Tipos fosforescentes en los sulfuros de bário, estroncio y cálcio; Chimica medica: Sobre o doseamento dos enxofres urinários; O phosphorismo-profissional; Chimica pharmaceutica: Examen de una supues-ta incompatibilidade de los calomelanos; Relatório e projecto da reforma do Exercício de Pharmacia; D. José Ra-mon Luanco; Don Fernando de Sande y Lagos;Gazeta dos Hospitaes do Porto


Chimica geral: Da destillação e da exseccação no vacuo por meio de baixas temperaturas; Chimica inorganica: Sobre a existencia do chloreto de bromo; Sobre um subiodeto de phosphoro e sobre o seu papel na transformação allotropica do phosphoro; Sobré(a acção do flúor sobre o chloro e sobre um novo modo de formação de acido bypochloroso; Sobre os iodomercurados de sodio e de bário; Sobre a preparação industrial do hydrogeneto de cálcio; Chimica organica : Sobre algumas propriedades pbysicas do propano
NOVOS METHODOS GERAF.S DE SYNTHESE EM CHIMICA OROANICA Entre os methodos geraes de synthese organica descobertos n''estes últi-mos seis annos, figuram dois, que já. teem logar assignalado na sciencia; o methodo de GRIGNARD, por meio dos compostos organometallicos do magnésio; e o methodo catalytico de SABATIER e LENDEREENS.
Primeiro congresso internacional de hygiene alimentar; Premio Nobel para sciencias physico-chimicas;A respeito da industria do [álcool na Africa portugueza; Acerca do phenomeno luminoso de Vinhaes; Laboratorio gerai de analyses chimico-fiscaes; Relatorio da Commissão internacional dos pesos atomicos para 1907; Direcção da Fiscalisação dos Produetos Agrícolas
Acerca da Petalite escreve HAÜY: «M. D''ANDRADA a publié il y a enveron vingt ans la description de ce minéral dans Ie Journal des mines. Cette description, comtne beaucoup d''autres, ne dépeint que Ies caracteres extérieurs». (HAOY, Traité de Minéralogie, t .111, p. 139). NAUMANN, que na Allemanha tem exercido com o seu compatriota QUENSTEDT o pontificado da sciencia mineralógica, ao descrever a Petalite, não se esquece de citar como seu descobridor o nosso mineralogista (NAU-MANN, Elemcnte der Mineralogie; Leipzig, 1859, p. 293).